Pages

Subscribe:

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Resenha A Menina que não Sabia Ler



Título: A Menina Que Não Sabia Ler                                       
Título Original: Florence and Giles
Autor:  John Harding
Ano: 2010
Páginas: 288
Editora: LeYa
Tradutor: Elvira Serapicos 

Avaliação: 4/5
Capa: 5/5





1891. Nova Inglaterra. Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros - únicos companheiros e confidentes - antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?



Oi genteee!
Depois de tanto suspense e até um pouquinho de terror, o final foi ainda melhor, mesmo deixando algumas lacunas na história.
Com muitos mistérios e surpresas, esse livro me prendeu do começo ao fim, me deixando as vezes até sem ar. A história se passa em uma mansão aparentemente mal assombrada, onde a jovem Florence  cresce junto ao seu irmão mais novo, Giles. Deixados a mercê dos criados, são obrigados a obedecer regras de seu tio, o qual nunca viram. Regras as vezes descabidas como por exemplo,é proibido que Florence seja alfabetizada! Tipo, oi? Pois é, mas isso não impediu a garota de encontrar a incrível biblioteca da mansão, e aos poucos, se familiarizar com a leitura, passando a amar os livros e as histórias que encontra neles. Com a chegada de uma nova preceptora, a St. Taylor ( uma espécie de babá), Florence passa a ver coisas nos espelhos da mansão e ter sonhos cada vez mais estranhos. Nesses sonhos, a garota ve seu irmão sendo "ameaçado" pela preceptora, que é estranhamente apegada ao garoto, mas tem uma grande aversão por ela. Em meio a esses misteriosos acontecimentos, Florence encontra uma torre "interditada" ao lado da mansão onde, sentindo-se cada vez mais ameaçada, passa a se esconder para poder ler a vontade sem que a preceptora consiga encontra-la. Aos poucos, Florence percebe (ou imagina) que está sendo perseguida pela St. Taylor, e que esta pretende levar seu irmão Giles, para sempre. Apavorada, a garota tenta pedir ajuda aos criados da casa, porém ninguém acredita nela, pois afinal, ela é apenas uma criança. Florence conhece então Theo, seu visinho. Os dois passam a ser amigos, e ela conta tudo ao garoto, que relutante, passa a ajuda-lá para salvar Giles. O final é surpreendente, com mortes e terror. 

Mas nem tudo é o que parece. 

Confesso que fiquei um pouco desapontada com o final do livro, odiando de mais a Florence. Mas como todo mundo sabe, livro bom é aquele que te prende do início ao fim, e esse é exatamente assim (:
Recomendo!


Beijão, Karol!

6 comentários:

Aione Simões disse...

Oi Carol!
Vim retribuir a visita lá no blog! Muito obrigada viu?
Já estou te seguindo e desejo muita boa sorte e sucesso pra você!
Realmente, os melhores livros são os que nos prendem! Eu não sabia que esse livro tinha tanto suspense e fiquei com mais vontade de lê-lo depois que descobri!
Adoro livros assim ^^
Beijão!

Luara Cardoso disse...

Quero tanto ler esse livro, a capa é linda, não é?
Parabéns pelo blog, e pela resenha, está ótima!
Já estou seguindo. :)

Um beijo,
Luara - @luuara
http://estantevertical.blogspot.com/

EllisOliveira disse...

Quero muito ler.. parabéns pela resenha :D
Biejooos!
Ellis Oliveira (www.cataventodeideias.com)

Carolina Mello disse...

Eu comprei esse livro no ano passado. O li muito rápido porque a história realmente nos prende. Eu só não entendi o porquê desse título em Português, já que a Florence aprende a ler muito rápido e nem fala como isso aconteceu. Eu me senti 'muito esperta' ao deduzir antes do final quem era realmente a St. Taylor kkkkk mas gostei do livro, se tivesse que dar uma nota seria a mesma que você deu!

Beijos!

http://perdidanaestante.blogspot.com/

Carolina Mello disse...

P.S.:Quando vi o nome do blog, adivinha de qual livro eu lembrei? kkkkk

Juliana Pires disse...

Parece muito bom, adoro esses livros que te prendem do inicio ao fim e te deixam sem ar. Vai entrar para minha lista.

Postar um comentário