Pages

Subscribe:

domingo, 30 de outubro de 2011

Resenha Para Sempre Alice



Título:Para Sempre Alice                                 
Autor:  Lisa Genova
Ano: 2009
Páginas: 284
Editora: Nova Fronteira

Avaliação: 4/5
Capa: 5/5


Sinopse: Alice sempre foi uma mulher de certezas. Casada e mãe de três filhos já adultos, ela é professora titular em Harvard, uma especialista de renome mundial. Perto de completar 50 anos, Alice começa a esquecer. No início, coisas sem importância, como o lugar em que deixou o celular, até que, um dia, ela se perde a caminho de casa. Um diagnóstico inesperado altera para sempre sua vida e sua maneira de se relacionar com a própria família e o mundo. E, quando não há mais certezas possíveis, só o amor sabe o que é verdade. De alguma forma e apesar de tudo, Alice é para sempre. 

"Meus ontens estão desaparecendo e meus amanhãs são incertos.Então,para que eu vivo?
Vivo para cada dia.Vivo o presente.Num amanhã próximo.Esquecerei que estive aqui diante de vocês e que fiz este discurso.Mas o simples fato de eu vir a esquecê-lo num amanhã qualquer não significa que hoje eu não tenha vivido cada segundo dele.Esquecerei o Hoje.Mas isso não significa que o Hoje não tem Importância."-Alice


      Esse livro mexeu comigo de um jeito meio difícil de explicar. Me fez ter medo de envelhecer, de esquecer. Para sempre Alice é um livro lindo, porém muito triste e perturbante. 


     Alice, como diz a sinopse, é uma mulher definitivamente realizada proficionalmente, tem uma casa linda, filhos e um marido muito carinhoso e inteligente. Porém, ao desenrolar da história me peguei indignada com a forma como ela botava o trabalho acima de tudo e de todos. Além disso, ela manipulava a todos, não por ser má, mas por acreditar que o melhor caminho a escolher era aquele que ela queria. E é por isso que Alice e Lídia, sua filha que sonhava em ser atriz, brigam o tempo todo. Alíce não aceita de forma alguma que Lídia não vá para a faculdade e esse conflito entre as duas atinge toda a família.


     Próxima dos 50 anos, Alice começa a se esquecer de algumas pequenas coisas, como o celular, o lugar onde guardou as chaves e essas coisas normais. E as coisas vão aumentando... até que um dia ela se perde nas ruas do bairro onde ela vive há mais de 10 anos. É. E bate o desespero, tipo, O QUE TA ACONTECENDO COMIGO? E eu sentia isso junto com ela, me dava pena e me doia saber o que ia acontecer depois. Alice descobriu que tinha Alzheimer precoce  e teria que se acostumar a esquecer. A perder tudo aos poucos.
É aí que Alice vê que devia ter dado muito mais atenção aos filhos, ao marido e as coisas simples e singelas da vida, ao invés de só trabalhar, trabalhar e trabalhar. Mas agora não tinha como voltar atras.


 E assim a gente vai acompanhando a evolução da doença, e a regressão da vida de Alice. O livro tem momentos muito fortes, que te dão vontade de chorar e abraçar Alice até que ela se lembre sabe, é angustiante! 
Eu recomendo o livro, mesmo sendo muito triste, é uma lição de vida.  Parabéns à autora pela obra e para a editora, pela capa que é simplesmente  LINDA. 


PS.: se não fosse a capa até hoje eu n saberia da existência dessa história, afinal, foi ela que me atraiu na livraria a algum tempo atras. hahahah


Bom gente, é isso. Espero que tenham gostado e vooootem na enquete! Tá quase acabando hein!?




Beijão

7 comentários:

Sofia disse...

Carol, que resenha maravilhosa! Tenho certeza que o livro é legal mesmo, acho que já tinha visto a capa, mas não a sinopse e tals... Amei mesmo! Achei a estória super interessante, fora que parece "lição de vida" rsrs

Beijos

Lendo de Tudo

Nessa Teixeira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nessa Teixeira disse...

Ai que capa linda! apaixonei *-*
Realmente a estória parece ser ótima, esse livro já está na minha listinha.
Concordo com a Sofia* (agora escrevi o nome dela certo rs) ali em cima , sua resenha está maravilhosa !

Beijos,
Nessa- Cantinho de Livros

Jacqueline Braga disse...

Está ai um livro que vi na livraria e fiquei hiper curiosa para ler e infelizmente não trouxe pra casa porque não tinha lido nada a respeito.Mas isso definitivamente mudou depois da sua resenha.
Amei.
bjos

yara disse...

Ah, esse livro parece ser triste...
Mas, mesmo assim...
Amei...
Quero ler...
Parabens pela resenha, Carol
Bjs

Unknown disse...

Adorei, bom tinha como trabalho da Escola ler um livro. Minhas 'amigas' , escolheram Para Sempre Alice que sempre tive vontade de ler mais não li!
AMEI <3

Anônimo disse...

Parabéns pela resenha, Carol! Gosto muito deste livro, me emocionei bastante durante a leitura.
Adorei seu blog!

Beijos
David - Só Mais Um Leitor


[Resenha] Para Sempre Alice - Lisa Genova

Postar um comentário